Câncer de pele, você sabe o que é?

Câncer de pele, você sabe o que é?

05/12/2019 às 13:23:49

Você conhece alguém que tem uma pinta ou sinal no corpo? Sabe quando e de que forma deve se preocupar com isso?  No post de hoje respondo isso para você!

As manchas escuras na pele, na maioria dos casos, são manchas benignas e que você não precisa se preocupar, mas também podem ser um tipo de câncer de pele.

Os três tipos mais comuns são: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma.

O melanoma é um dos tipos mais agressivos de câncer de pele, em sua fase inicial se assemelha com uma mancha ou pinta normal, dificultando a suspeita pelo próprio paciente. Os carcinomas parecem feridinhas que não cicatrizam. Quando descoberto precocemente o câncer de pele tem cura!

Para prevenir o aparecimento desse problema, é essencial analisar todas as pintas e manchas para excluir a possibilidade de um melanoma no local. Para isso, existe o método ABCDE, muito recomendado pelos dermatologistas para fazer um autoexame da pele.

 A: Assimetria - A pinta é simétrica ou tem uma metade diferente da outra?
 B: Bordas - As bordas são regulares ou indefinidas?
 C: Cores - A pinta tem uma cor uniforme ou existem várias cores numa mesma lesão?
 D: Diâmetro - A pinta é menor ou maior que 5mm?
 E: Evolução - A pinta mantém o formato ou muda rapidamente de tamanho, espessura e forma?


Esses quesitos não necessariamente aparecerão juntos. Por isso, para evitar mesmo a doença é preciso que um profissional avalie as pintas com certa frequência – uma vez por ano, por exemplo. Só ele poderá identificar corretamente as que oferecem risco à saúde.

⠀⠀⠀⠀
 

 

 

Dra. Karlla Fernandes – Dermatologista
CRM: 11955 RQE: 6779

Av. Oliveira Paiva, 2153 - Cidade dos Funcionários
60822-131 Fortaleza